Notícias

O futsal em nossa região

05 de Setembro de 2018 - Série Bronze
Foto: Ed Moreira

Foto: Ed Moreira

Nos anos modernos, digamos assim, quem impulsionou o futsal em nível de Estado aqui pela nossa região foi o pessoal de Seberi, com o CMD/Cruzeiro. A turma do Luis Carlos Fortes, Ivan, Dodo, Celso, Fino e companhia andou até ganhando um Estadual pela metade dos anos 90, antes de se aventurar na Série Bronze.

O fato de o CMD/Cruzeiro disputar a Bronze acabou chamando a atenção de toda a região e logo em seguida Frederico Westphalen entrou no cenário, também, com Ipiranga e Itapagé.

No final dos anos 90 Itapagé e Ipiranga subiram para a Série Prata, inclusive com o Itapagé levantando o caneco da Bronze em 1999. No ano seguinte, o Ipiranga conquistou o título da Prata e chegou à elite, a qual disputou por vários anos até encerrar as atividades devido ao custo elevado para se manter. Nesta época Itapagé e CMD/Cruzeiro já haviam parado, também, pelo mesmo motivo.

E que bons tempos, aqueles. Tivemos vários clássicos regionais de tirar o fôlego. De lá para cá o futsal deu uma hibernada, voltando para a Bronze em 2016 com o Cometa representando a região. No ano passado o Jaboticaba Futsal se inseriu e nesta temporada, além deles, temos Afucs e Guarani.

Os parágrafos acima foram uma espécie de “resumão” da história recente do futsal aqui em nossas bandas. E o ano de 2018 está sendo o de maior participação de times de nossa região até então.

E como o futsal chama gente... Neste quesito, a turma de Seberi está se sobressaindo, já que a Afucs possui a melhor média de público entre os times daqui, possivelmente sendo uma das melhores da competição. Assisti vários jogos em Seberi e posso atestar: é caldeirão. O que não desmerece os demais, já que as participações de cada comunidade também são muito boas.

Neste final de semana começa a segunda fase e, dos quatro times, somente Jaboticaba ficou de fora. São apenas duas vagas para a Prata e eu ficaria extremamente feliz se elas fossem nossas. Assim mesmo, bem egoísta, tudo para nós. Boa sorte, gurizada.

JOGO RÁPIDO

 -  Afucs derrotou o Cometa no último domingo e garantiu-se em primeiro lugar na chave. Guarani ficou em segundo e o Cometa entrou como melhor sexto. Não haverá clássicos regionais na segunda fase, pois vai cada um para um lado, já que serão quatro chaves de quatro times.

 -  O primeiro campeão gaúcho de futsal foi o Corinthians, de Santa Cruz do Sul, título conquistado em 1957 (uma espécie de Série Ouro da época). Quem mais conquistou títulos foi a ACBF de Carlos Barbosa, com 11, seguida do Inter, com oito.

Por: Marcio Bariviera - Colunista O Alto Uruguai

Mais Notícias

    Aguarde, buscando...