Notícias

Série Bronze RS: ACBF de Cerro Branco não irá disputar a Série Bronze em 2018

12 de Janeiro de 2018 - Série Bronze

Presidente do clube, Almir Jablonski, alegou falta de apoio da comunidade e da prefeitura 

Rebaixada para a Série Bronze no último ano, a ACBF não disputará a competição em 2018. Embora a diretoria da equipe cerro-branquense tenha até fevereiro para realizar a inscrição junto à Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS) - que atualmente está em recesso -, o atual presidente do clube, Almir Jablonski, confirmou em entrevista para a Folha que a equipe não disputará a Série Bronze. Segundo Jablonski, a falta de apoio financeiro da prefeitura foi de fundamental importância para que a decisão fosse tomada. “Sem essa verba é inviável, pois não iríamos conseguir manter nossas obrigações em dia”, disse o presidente. Além disso, o mandatário destacou que a falta de apoio da comunidade também foi um dos fatores para optar por não disputar nenhuma competição em âmbito profissional em 2018.

“Ano passado, pela primeira vez na história o município teve uma equipe disputando uma Série Prata e, nossa média de público era muito baixa. O torcedor não abraçou a ACBF como esperávamos”, lamentou.

Segundo Jablonski, que esteve à frente da ACBF nos três anos em que a equipe disputou competições em nível estadual, a avaliação deste período é considerada positiva, apesar da má campanha no último ano. “Cerro Branco sempre esteve bem representado. Em 2015, na nossa primeira participação, avançamos para a segunda fase da Série Bronze. No ano seguinte, fomos eliminados na semifinal e conquistamos o direito de disputar a Série Prata, algo que muitos clubes da nossa região tentam, mas até hoje nunca conseguiram chegar onde nós chegamos”, avaliou o presidente.   

CONTRAPONTO – Ouvido pela reportagem da Folha, o vice-prefeito de Cerro Branco, Edson Lawall, destacou que, com a crise econômica, é necessário conter gastos e trabalhar com prioridades. “O esporte é muito importante e a gente sempre vai apoiar, mas dentro das nossas condições. Apoiamos bastante no ano passado, mas fica inviável da nossa parte investir novamente um alto valor em 2018. Com essa crise econômica, é necessário trabalhar com prioridades, como a área da saúde, por exemplo,” explicou Lawall.     
Legenda: Almir Jablonski: “O torcedor não abraçou a ACBF como esperávamos” 
Arquivo da foto: almir_acbf (Foto: Arquivo • Folha) 

Box – As participações 
Série Bronze 2015 – Eliminação na fase de oitavas de final
A equipe cerro-branquense avançou para a segunda fase, após se classificar com a oitava melhor campanha da chave um. Nas oitavas de final, a ACBF enfrentou o Alvorada, primeiro colocado da chave dois, e acabou sendo eliminada com duas derrotas. No primeiro jogo, em casa, o adversário derrotou a ACBF por 6 a 3. No jogo decisivo, a equipe da região metropolitana venceu por 4 a 3. 

Série Bronze 2016 – Eliminação na fase semifinal 
A ACBF terminou a primeira fase da competição ocupando a terceira colocação da chave C e avançou para a segunda fase, na qual garantiu classificação, juntamente com a APF, de Parobé. Na fase de quartas de final, a equipe de Cerro Branco passou por Horizontina, perdendo o primeiro jogo e vencendo o segundo no tempo normal e prorrogação. Na semifinal, empate em 3 a 3 em Cerro Branco no jogo de ida contra Parobé, e derrota na casa do adversário por 7 a 0. 

Série Prata 2017 – Eliminação na primeira fase 
Com o bom desempenho em 2016, a ACBF conquistou o direito de disputar a Série Prata em 2017. Recém-promovida, a equipe começou bem a disputa, vencendo dois jogos dos três primeiros disputados. Porém, muitos problemas internos surgiram, resultando na dispensa de atletas e, consequentemente, na queda de rendimento. A equipe acabou tendo a segunda pior campanha da competição, com cinco vitórias, um empate e 16 derrotas, que culminou no rebaixamento para a Série Bronze 2018.

Fonte: Diego Foppa 

Mais Notícias

    Aguarde, buscando...