Notícias

Renata Fonseca, a primeira Representante de Quadra da arbitragem ga˙cha

14 de Outubro de 2020 - Liga Ga˙cha

Se a Liga Gaúcha Unificada, por si só, já é histórica para o futsal gaúcho, nas partidas iniciais da competição, mais um episódio histórico, e que tem tudo a ver com o propósito da Unificada, aconteceu. Pela primeira vez, uma mulher atuou como Representante de Quadra em partidas da Liga Gaúcha.

Renata Campos da Fonseca, de 43 anos, foi a representante em duas partidas até agora: Cruzeiro x AGE e Pelotas x AGE.

"É mais uma porta que estamos abrindo. Fico bastante feliz em conquistar mais este espaço dentro da arbitragem gaúcha. Nós sabemos que ainda há uma resistência em relação às mulheres na arbitragem, tanto é que muito poucas vão para o apito. Mas a receptiviade a esta minha nova função tem sido excelente pos parte dos clubes e dos colegas de arbitragem", comenta.

Renata é professora, qualificada para a arbitragem, como anotadora e cronometrista, desde 2015. No ano passado, começou a atuar pela Liga. 

"Atuar com a arbitragem sempre foi um desejo meu, que eu acabava postergando pela minha profissão, por não sobrar tempo. Mas no ano passado comecei a atuar pela Liga e agora surgiu essa nova função", diz.

E tempos de pandemia, o papel da representante de quadra, que normalmente ja atua como uma espécie de gerente da arbitragem, controlando o que ocorre dentro e fora da quadra, ficou ainda mais complexo. É que cabe à representante fazer cumprir os protocolos sanitários em cada ginásio. Desde a chegada dos atletas até todos os controles durante e após as partidas.

"É uma responsabilidade que eu estou gostando muito de assumir", garante a Renata. 

Por Eduardo Torres Assessoria Liga Gaúcha 

Mais Notícias

    Aguarde, buscando...