Notícias

Em jogo agitado, UFSM Futsal perde no encerramento da 1¬ Fase da Liga Ga˙cha Sub-20

16 de Setembro de 2019 - Categorias de Base
Foto: DivulgašŃo

Foto: DivulgašŃo

Quem compareceu ao CDM nesse domingo ou acompanhou a transmissão da partida assistiu a um jogo bem disputado, principalmente na segunda etapa. A equipe da UFSM recebeu o Real Itaqui e perdeu pelo placar de 5x4. A Federal terminou a primeira etapa com a vantagem de 1x0, mas no segundo tempo a equipe adversária conseguiu se recuperar e sair com a vitória. Mesmo sem chance de classificação, a equipe de Itaqui encerrou sua participação na Liga Gaúcha Sub-20 com um triunfo, mesmo após ter disputado outra partida neste domingo. Em Tupanciretã, a equipe enfrentou o Gaúcho pela manhã e saiu derrotada pelo placar de 4x2.  

 

Os quatro gols da UFSM foram marcados pelo ala Thales, que aponta vários fatores que influenciaram na derrota, entre eles, a quadra que apresentou muita umidade e a arbitragem. Mas, apesar do resultado negativo, o ala projetou a próxima fase com boas expectativas: “Nós vamos continuar no mesmo ritmo, com foco e intensidade, porque não vai ser uma derrota que vai acabar com todo o trabalho”.

 

Com o resultado, a UFSM Futsal terminou a primeira fase na quarta colocação da Chave A. Na próxima fase, a equipe voltará a encarar o Atlântico e também enfrentará o Sercca, de Casca, e o terceiro colocado da Chave B (AES, de Sobradinho, ou Bella, de Caxias do Sul). As duas primeiras colocadas se classificam para a semifinal do campeonato. A 2ª Fase deve iniciar somente no dia 5 de outubro. 

 

O jogo

 

UFSM e Real Itaqui disputaram um jogo bem equilibrado em todos os minutos. As primeiras chances de gol foram da equipe visitante, que quase abriu o placar com Lucas Barboza. O time de Itaqui continuou pressionando nos minutos iniciais com Nando, que chutou para fora, e Gabriel Borges, que aproveitou um contra-ataque, mas não teve sucesso na finalização. Aos 5 minutos, Danilo chutou forte, mas parou no goleiro Paniz, que fez bela defesa. Mesmo com as boas oportunidades da equipe visitante, a UFSM fazia uma boa marcação. Apesar da quadra escorregadia, o time conseguiu segurar o placar de 0x0. Mas a Federal precisava da vitória para terminar a primeira fase na terceira colocação e conseguiu abrir o marcador aos 7 minutos e 55 segundos da primeira etapa, com gol de Thales. O Real Itaqui respondeu com um chute forte do ala Lucas Barbosa, que o goleiro Paniz defendeu.

 

Após o gol, a Federal continuou pressionando com uma sequência de escanteios e chegadas pela esquerda do ataque. Aos 12 minutos, o ala da equipe de Itaqui, Gabriel Borges, cometeu falta que resultou em chance de gol pra UFSM na bola parada. Quando a partida foi se encaminhando para os 5 minutos finais, o jogo se equilibrou, mantendo o 1x0 no placar.

 

Após o intervalo, a equipe comandada por Régis Ruiz voltou ofensiva e teve a primeira chance da segunda etapa em uma tabela entre Thales e Pedro Modesto, que quase resultou no segundo gol da equipe local. Mas, aos 2 minutos e 33 segundos, o Real Itaqui começou a reagir e empatou a partida com o pivô Capincho, em boa chegada pela direita. Embalados pela igualdade no marcador, a equipe visitante conseguiu a virada logo nos segundos seguintes. Aos 2 minutos e 51 segundos, Capincho marcou mais uma vez, colocando a equipe de Itaqui em vantagem: 2x1.

 

A equipe de Santa Maria não se abalou e quase chegou ao gol de empate com Thales, aos 4 minutos. Em boa oportunidade, ele tirou do goleiro, mas chutou para fora. A resposta do Real Itaqui veio com um chute forte do camisa 9, Capincho. Mas, desta vez, a virada foi da UFSM, que aos 4 minutos e 50 segundos da segunda etapa empatou a partida com mais um gol de Thales, em chegada pela esquerda. O terceiro gol da Federal veio logo em seguida com Thales mais uma vez, aos 5 minutos e 26 segundos. Vira-vira no CDM: UFSM 3x2 Real Itaqui.

 

Mas as emoções não pararam por aí. Ainda faltavam 10 minutos de partida para serem disputados. A Federal teve boa oportunidade com Vitor Vargas pelo meio, mas foi o Real Itaqui que chegou ao gol de empate. Aos 11 minutos e 58 segundos, o pivô Danilo fez o terceiro gol da equipe visitante.

 

O placar de 3x3 não interessava à equipe de Santa Maria, que, após a parada técnica feita pelo treinador, chegou forte ao ataque com Enrique Gehm e, aos 13 minutos, quase voltou à frente do marcador após uma jogada ensaiada de escanteio que quase terminou em gol de Pedro Modesto. Mas, foi aos 13 minutos e 58 segundos, que Thales, em noite inspirada, marcou seu quarto gol na partida e colocou a equipe universitária em vantagem novamente.

 

Quando a partida se encaminhava para os minutos finais, o Real Itaqui pressionava a UFSM, que não evitou a terceira virada da noite. Aos 15 minutos e 4 segundos, a equipe adversária chegou ao empate com Lucas Barboza. Nos últimos dois minutos, a pressão foi total da equipe de Santa Maria. O pivô Vitor Vargas perdeu uma chance de fazer o gol da vitória no minuto final de partida. E, no apagar das luzes no CDM, o Real Itaqui conseguiu sair com a vitória. Lucas Barboza deu números finais ao placar faltando dois segundos para o término da partida. Final de jogo: 5x4 para a equipe de Itaqui, que saiu de quadra provocando a torcida e recebeu em troca os gritos de "eliminado".


Ficha técnica:

UFSM: Paniz, Jhonatan Douglas, Vitor Vargas, Bulsing, Thales, Andy, Bernardo Boemo, Matias, Marcus, Pedro Modesto, Enrique Gehm e João Victor. T.: Régis Ruiz.

Real Itaqui: Vinicius, Nando, Nilmar, Kelvin, Gabriel Borges, Capincho, Lucas Barboza, João Pedro, Danilo, José, Quinha e Afonso. T.: Nilson Cesar da Rosa Oliveira.

Gols: Thales (7 min 55s do 1T – U), Capincho (2 min 33s do 2T - R), Capincho (2 min e 51s do 2T - R), Thales (4 min 50s do 2T - U), Thales (5 min e 26s do 2T - U), Danilo (11 min 58s do 2T - R), Thales (13 min 58s do 2T - U), Lucas Barboza (15 min 04s do 2T - R) e Lucas Barboza (19 min 58s do 2T - R).

Arbitragem: Ari Fernandes de Oliveira (árbitro principal), Romário Pereira (árbitro auxiliar), Mirandia Moreira (anotadora) e Gerson Vanderlei Rickmann (cronometrista).

Cartões amarelos: Kelvin (R), Gabriel Borges (R), Jhonatan Douglas (U) e Lucas Barboza (R).

Ginásio: CDM (Santa Maria-RS).

Público pagante: 65 pessoas.

Público total: 92 pessoas.

 

Resultados da rodada:

Gaúcho 4x2 Real Itaqui

UFSM 4x5 Real Itaqui

Gaúcho 2x7 AFSJI
Atlântico 3x2 Carazinho

Texto: Thaís Immig

Assessoria de imprensa
Responsável: Saul Elias Pranke - (55) 98155-0423

Estagiários: Thaís Immig, Gabrielle Pillon (Jornalismo), e Leonardo Santiago (Relações Públicas) 

E-mail: ufsmfutsal@gmail.com
www.facebook.com/ufsmfutsal
Instagram: @futsalufsm

Mais Notícias

    Aguarde, buscando...