Notícias

Guaporense desponta na Liga Ga˙cha Feminina atuando pelo Guarani Futsal

12 de Setembro de 2019 - Feminino

A profissionalização de muitas entidades esportivas, em especial das Ligas, tem elevado o nível do esporte da “bola pesada”, o popular futsal, no Brasil. Se lá fora a modalidade é extremamente profissional, com Federações sérias, regras rígidas e regulamentos cumpridos à risca, no país o amadorismo ainda predomina em vários aspectos. Porém, a realidade está mudando e transformando sonhos em realidades para muitas pessoas que almejam viver do esporte. Para os homens, o futsal tem crescido ano após ano. Para as mulheres, o processo é mais lento, bem lento.

Há tempos, a Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS) tem incentivado os clubes para que invistam no futsal feminino. Em 2019, a Liga Gaúcha de Futsal (LGF) assumiu a responsabilidade e oito times disputaram o título. Entre eles, o Guarani Futsal, de Frederico Westphalen, que em seu elenco conta com uma guaporense. Vanessa Baldissera, 22 anos, é mais uma joia da “Capital da Hospitalidade” que busca seu lugar ao sol. A garota é diferenciada com a bola no pé e tem ajudado a equipe no certame estadual.

O time está entre os quatro melhores e Vanessinha é uma das mais badaladas. Habilidosa e de potentes chutes com as duas pernas, ela marcou quatro gols.
O convite para “desfilar” nas quadras partiu da capitã do Guarani Futsal após a disputa de uma competição em Marau. Vanessinha disse que inicialmente estava indecisa pela distância entre Guaporé e Frederico Westphalen, mas o sonho e a vontade falaram mais alto.
“Repensei a oportunidade e o sonho de disputar uma competição estadual. Aceitei e foi a melhor decisão que tomei em minha vida. De primeira eu fiquei assustada pela distância de ir pra lá todos finais de semana, seja para os intensivos de treinos quando não temos jogos ou para as viagens. Deixei tudo isso de lado e fui pelo sonho, por estar disputando algo grande, algo com reconhecimento. Sem dúvidas uma decisão certeira que tomei, abrir mão de jogar muita coisa por aqui para estar jogando a Liga, estar tendo resultados e estar muito feliz com tudo isso”, disse.

A guaporense afirmou ter sido muito bem recebida pela diretoria, comissão técnica e companheiros de clube. O grupo, segundo Vanessinha, é unido dentro e fora das quatro linhas e todas sabem diferenciar a hora da brincadeira com o trabalho sério.
“O clima é muito bom. São pessoas incríveis que trabalham no projeto. Estou feliz por poder conhecê-las e passei admirá-las”, destacou.
Vanessinha afirmou estar focada na Liga Gaúcha Feminina e, apesar de estar disputando algumas competições regionais, tem aberto a mão para poder conquistar o título gaúcho.

“Nosso objetivo é estar na final da Liga e estamos subindo degrau por degrau para tornar esse sonho realidade. Primeiro ano do clube no feminino e estamos a um passo de classificarmos a decisão. Foco do time para este ano é conquistar o título da Liga, projeto está todo voltado para isso. Mas com a possibilidade de entrar em outras competições após o término da Liga”, disse.
Perguntada se o objetivo pessoal, além da conquista do título gaúcho é poder viver do futsal, Vanessinha respondeu:

“Acho que todo atleta que ama o que faz sonha em viver apenas nesse mundo, se dedicar inteiramente a isso. A vontade de seguir carreira estava adormecida. Digamos que o sonho tenha acordado. Vivendo nesse meio do esporte, tendo uma visibilidade maior, não tem como não sentir esse desejo. Mas isso só o tempo e meu desempenho dentro de quadra que irá dizer. Sigo com o foco total para o Guarani. Muito feliz pela oportunidade que estou recebendo. Era um sonho particular jogar o Estadual e estou podendo realiza-lo e, ao mesmo tempo, ajudar muito meu time”, afirmou.

O foco de Vanessinha agora são os dois mais importantes jogos do ano, até o momento. Entre as quatro melhores do Estado, o Guarani Futsal enfrentará a ACBF, de Carlos Barbosa, na busca por vaga na finalíssima. Os confrontos ainda não tiveram as datas definidas pela Liga Gaúcha.

Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Texto: Eduardo Cover Godinho
Foto: Guarani Futsal
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore
Acesse e ouça: www.rdaurora.com.br

Mais Notícias

    Aguarde, buscando...