Notícias

AES vai rodar 4,5 mil quil˘metros na Liga 2

15 de Março de 2019 - Liga Ga˙cha - Largada na competišŃo serß em Seberi, distante 270 quil˘metros de Sobradinho. Primeira rodada estß confirmada para o dia 20 de abril
AssociašŃo Sobradinho comeša a se preparar para a disputa da Liga Ga˙cha 2

AssociašŃo Sobradinho comeša a se preparar para a disputa da Liga Ga˙cha 2

Se não ocorrer mudanças na tabela divulgada na última sexta-feira, 8, pela Liga Gaúcha de Futsal, a Associação Esportiva Sobradinho (AES) vai percorrer 4.560 quilômetros na Liga 2, que terá início no dia 20 de abril. Com isso, o clube já começa a projetar suas viagens, pois a competição prevê enfrentamento entre todos na fase inicial, em turno e returno. Ou seja, a equipe receberá os outros 11 adversários em sua casa, bem como vai realizar 11 viagens no decorrer da temporada.

O levantamento, feito pela reportagem da Gazeta da Serra com base em dados disponibilizados através do Google Maps, leva em consideração as viagens de ida e volta. O primeiro turno, embora tenha um menor número de deslocamentos (cinco), será mais desgastante para os jogadores, que irão rodar 2.455 quilômetros. Só na estreia, contra a Afucs, a AES terá que viajar 270 quilômetros até o município de Seberi e mais 270 no retorno ao Centro Serra.

Já no segundo turno, a AES terá mais jogos como visitante – seis –, mas ficará menos tempo na estrada: 2.105 quilômetros, incluindo três viagens próximas. Entre estes destinos está Salto do Jacuí, onde o clube fará o clássico regional com a ADCH, previsto para acontecer no dia 14 de setembro. O returno também reserva a viagem mais longa: 590 quilômetros na ida e volta de Lagoa Vermelha, onde a equipe sobradinhense fecha a participação na primeira fase, no dia 28 de setembro.

A distância percorrida em 2019 é semelhante a do ano passado, quando a AES viajou cerca de 4,5 mil quilômetros nos compromissos pela Liga Gaúcha de Futsal. A equipe acabou rebaixada no torneio, somando apenas dois pontos em 22 jogos, fechando 2018 sem vitórias em jogos oficiais.

(Quase) Todo sábado é dia de jogo
Do início da Liga 2 – no dia 20 de abril – até a rodada de encerramento da primeira fase, serão 22 noites de sábado de muito futsal. Como é de praxe, os jogos acontecerão sempre neste dia, sendo adiados somente em situações adversas. A etapa classificatória também prevê dois finais de semana de paralisação do torneio para descanso das equipes, nos dias 1º de junho e 10 de agosto. O mata-mata começará no mês de outubro, mas ainda sem data definida.

O técnico Paulo Roberto Boff lembra que a AES defendeu, no congresso técnico, a realização de mata-matas nos dois turnos, valendo taças, o que acarretaria também na utilização das quartas-feiras para confrontos pela Liga 2, mas a maioria dos clubes vetou a proposta, optando pelo modelo tradicional e que vinha sendo utilizado na Série Prata desde 2016.

As distâncias percorridas (ida e volta)

1º turno
Seberi – 540 km
Carazinho – 335 km
Casca – 475 km
Frederico Westphalen – 575 km
Horizontina – 530 km
Total: 2.455 quilômetros

2º turno
Guaporé – 450 km
Fortaleza dos Valos – 190 km
Rio Pardo – 225 km
Rodeio Bonito – 550 km
Salto do Jacuí – 100 km
Lagoa Vermelha – 590 km
Total: 2.105 quilômetros

Total da primeira fase: 4.560 quilômetros

(*) Números aproximados, com base em dados disponibilizados pelo Google Maps e tendo a Praça 3 de Dezembro como ponto de partida e de chegada.

Fonte: Mateus Souza/Grupo GAZ

Mais Notícias

    Aguarde, buscando...