Notícias

Em ano comemorativo, UJR comemora os resultados dos seus projetos

27 de Dezembro de 2018 - Categorias de Base
PremiašŃo Copa Feevale CrÚdito: Ana Knevitz/Universidade Feevale

PremiašŃo Copa Feevale CrÚdito: Ana Knevitz/Universidade Feevale

A União Jovem do Rincão (UJR) completou 40 anos de história em 2018. As festividades do seu quadragésimo ano, começaram em abril e terminaram em dezembro. Mais do que manter as origens e festejar o aniversário, o tricolor hamburguense comemora os resultados atingidos com seus projetos, com mais de 1300 alunos/ atletas atendidos por meio do futsal na região.

O presidente do clube, Fábio Oliveira, ressalta a importância da equipe de trabalho nos projetos e das parcerias para o clube que chegasse à essa ampliação neste ano comemorativo. “Conseguimos chegar a esses números por causa de um trabalho excelente da nossa equipe de colaboradores, que faz um bonito papel perante os pais, alunos e atletas. As parcerias com a  Feevale e a Prefeitura de Novo Hamburgo, assim como as empresas patrocinadoras pela Lei de Incentivo, são fundamentais para que a cada ano, possamos desenvolver melhor o nosso papel na comunidade”, destacou ele.

Categorias de Base

As categorias de base da UJR/Feevale/Banrisul são referência na formação de atletas. As equipes de competição são compostas, por atletas formados nos projetos de iniciação como o Futsal Social e a Escola de Futsal e de jovens de 20 cidades do Estado. Dentro de quadra, o tricolor hamburguense foi vice-campeão estadual Sub-17 e quatro no Sub-20, campeão da Limef com a Sub-15 e da Copa Feevale/Diadora com a Sub-11. Em 2018, o clube novamente encaminhou jovens talentos ao mercado do futsal. O ala Sheldon e fixo Fernando foram para a ACBF, de Carlos Barbosa, com o último chegando à seleção brasileira Sub-20.

Futsal Social

O Futsal Social contou com incrementos importantes que qualificaram a ação, proporcionando atendimentos mais próximo das comunidades carentes do município de Novo Hamburgo. Dois núcleos tiveram mudanças de local: a garotada do bairro Canudos passou a ser atendida no ginásio anexo à EMEF Tancredo Neves, enquanto que a Horta Comunitária Joanna De Angelis recebeu os alunos do Santo Afonso e Rondonia. Aliado a isso, o Projeto passou de cinco para seis núcleos, com a efetivação do núcleo Rincão, no Ginásio Municipal Agostinho Cavasotto. Nos bairros Rincão e Rondônia, a iniciativa possibilitou aos envolvidos a perspectiva de participação em turno integral no projeto, com cursos de informática e atividades relacionadas ao meio ambiente. Assim, o Futsal Social expandiu, também, o número de beneficiados, de 500 para 600 alunos e alunas, no contraturno escolar.

As qualificações fizeram o projeto ampliar as perspectivas, fazendo a equipe técnica multidisciplinar, atentar-se ainda mais as questões individuais e coletivas de cada indivíduo, assim como, romper o hiato na relação entre a família, a escola e o projeto. Prova disso, foi que o setor de psicologia realizou 180 atendimentos com professores, alunos, pais e escolas, além de percorrer os núcleos e as turmas.

Como oportunidades esportivas, 30 meninos foram encaminhados as equipes de competição das categorias de base da UJR/Feevale/Banrisul. Pela primeira vez em 14 anos, o Futsal Social proporcionou as meninas também a vivência competitiva, com a 45 delas formando as equipes de competição feminina do clube. Além do âmbito esportivo, o Projeto teve 16 jovens encaminhados ao mercado de trabalho e cursos profissionalizantes na Asbem, Senai e Informatize.

Escola de Futsal

A Escola de Futsal da UJR também contou com melhorias. Com dez centros de formação esportiva em quatro cidades da região, especializados ao ensino do futsal, a iniciativa aumentou a grade de turmas nos horários do final da tarde. Desta forma, a Escola ultrapassou a barreira dos 500 alunos para chegar em 600 crianças e adolescentes ativos. Como complemento aos dois treinamentos semanais, a ação desenvolveu mais atividades nos finais de semana, fazendo com que todos alunos tivessem novas experiências por meio do Regional, Jamboree e Interno. Destes, 40 talentos chegaram às categorias de base.

--
Eduardo Patrick Bettio
Assessoria de Imprensa 
União Jovem do Rincão (UJR)
(51) 3582-4693 | (51) 99366-3886
www.ujrfutsal.com.br |  www.facebook.com/ujrfutsal

Mais Notícias

    Aguarde, buscando...