União Independente - Santa Maria/RS

Presidente: Claudemir Fernandes de Oliveira (Maninho)
Fundação: 26 de Junho de 2011

Ginásio: Centro Desportivo Municipal (Farrezão) – Rua Appel, 795, Bairro Fátima, Santa Maria/RS

Fone: (55) 91879516

E-mail: rafael_almeida_1982@hotmail.com

Sobre o clube

O União Independente Futsal é uma entidade esportiva fundada na data de 26/11/2011 com o objetivo de disputar competições de futsal na cidade de Santa Maria e Região. Nesse início, a equipe se estruturou com o apoio de algumas empresas da cidade e durante seus três anos de atuação disputou competições importantes tendo como principais resultados: 3º lugar no Campeonato Citadino 2011, Vice-Campeão da Copa Oreco 2012, Campeão da Copa Microrregional de São Pedro do Sul 2012, Vice-Campeão da Taça Santa Maria 2012, 3º lugar na Supercopa 2013 e Vice-Campeão da Copa Microrregional de São Pedro do Sul 2013.

Em 2013, a equipe alcançou mais uma decisão de título e se sagrou Campeã Citadina na decisão por pênaltis. Então, no decorrer de 2013, o retorno da Série Bronze de Futsal em 2014 foi confirmado pela Federação Gaúcha de Futsal (FGFS), propiciando a criação e a participação de novas equipes no cenário estadual. Como Santa Maria não tinha representação nas competições estaduais adultas há praticamente dez anos, o União Independente Futsal confirmou participação na competição.

Assim, o União Independente participou pela primeira vez do Estadual de Futsal. A equipe não conseguiu classificação para a segunda fase do torneio, mas conquistou bons resultados e mostrou que tem condições de evoluir. Duas das vitórias da equipe na competição aconteceram contra equipes que acabaram subindo para a Série Prata em 2015 (ABELC e Tupan). Já no segundo semestre a equipe voltou a disputar o Citadino, sagrando-se campeã novamente. Além disso, representou Santa Maria nos JIRGS (Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul) e disputou novamente a Copa Regional em São Pedro do Sul, onde também levantou a taça de primeiro lugar.

Em 2015, o União participou mais uma vez da Série Bronze do Estadual de Futsal, ficando na 9ª colocação da sua Chave. Neste mesmo ano, foi novamente campeão da Supercopa de Santa Maria, representou o município mais uma vez nos JIRGS, no Citadino, ficou com o 4º lugar e participou do Regional em Candelária-RS (eliminado nas quartas-de-final).

Em mais uma temporada no Estadual, o União fez grandes jogos e acabou finalizando o certame na 9ª colocação entre 25 times, sua melhor campanha desde a retomada da Bronze em 2014. Para 2017 o objetivo é seguir crescendo no cenário estadual.

Texto: Saul Pranke/Genaro Caetano

Saiba mais
Site: http://uniaoindependentefutsal.blogspot.com.br/
Fanpage: https://www.facebook.com/uniaoindependentefutsal