UFSM - Santa Maria

Presidente: Prof. Paulo Afonso Burmann (reitor e coordenador geral)
Fundação: 01 de Janeiro de 2005

Ginásios:
Centro Desportivo Municipal (CDM)
40 x 20m, Capacidade 550.
Tel: 55-3921-7283
Endereço: rua Appel, 795, bairro Nossa Senhora de Fátima 

Corintians A.C. 
32 x 18,20m, Capacidade 1100
Tel: 55-3221-4610
Rua Gal. Neto, 121, bairro Centro

Fone: (55) 3220-9672

E-mail: ufsmfutsal@gmail.com

Sobre o clube

A equipe de Futsal da UFSM, que completou em 2015 seu décimo ano de atividade, apresenta como base de sustentação em seu histórico esportivo o envolvimento acadêmico de seus integrantes desde o ano de 2005. O projeto iniciou com a iniciativa dos acadêmicos do curso de Educação Física, que contaram, na época, com o apoio do Professor Cyro Knackfuss para oficializar, junto ao Gabinete de Projetos do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), os primeiros passos dessa jornada esportiva através do Projeto de Extensão Futsal no CEFD (registro GAP/CEFD n° 018160).

Em seguida, no ano de 2006, com a criação do Núcleo Universitário de Esportes (NUE), o projeto passou a integrar o Programa Esporte, Cultura e Jornalismo: Esboços para ações a partir da UFSM (registro GAP/CEFD n° 019470), sob a tutela do Professor Antonio Guilherme Schmitz Filho.

As configurações iniciais incrementaram, de forma preliminar e consistente, a contextualização acadêmica entre o ensino, a pesquisa e a extensão. De tal forma os treinamentos da equipe de Futsal masculina, que integra hoje o Projeto de Extensão Departamento Experimental de Futebol: Equipes Laboratório (registro GAP/CEFD n° 029292), ocorrem em consonância à Disciplina Complementar de Graduação denominada Aprofundamento nos Esportes I – DEC 1036 (com ênfase no Futsal), oferecida pelo Departamento de Desportos Coletivos do CEFD.

Cabe destacar que a estruturação acadêmica citada encontra-se inserida no organograma do Laboratório de Análise dos Cenários Esportivos na Mídia (LACEM/CEFD), que desde o início de suas atividades (agosto de 2010) investiga a compreensão do jogo em diferentes modalidades esportivas a partir de contextos midiáticos e a sua ressignificação para o ensino esportivo.

Nos mais de dez anos de existência, a equipe participou de competições como os Jogos Universitários de Santa Maria (JUSM), os Jogos Universitários Gaúchos (JUGs), os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e os Jogos Universitários do Mercosul - Copa Unisinos, além de competições amadoras na cidade de Santa Maria.

Para além das conquistas esportivas alcançadas no período, ganham destaque as contribuições acadêmicas que o projeto proporciona a diferentes áreas do conhecimento. A equipe serviu e serve como campo de estágio para diversos acadêmicos do curso de Educação Física e constantemente é utilizada como objeto de estudo para diversas pesquisas científicas nos campos da pedagogia do esporte, jornalismo esportivo, fisiologia do exercício, biomecânica, cineantropometria, fisioterapia, entre outros. 

Neste contexto e a partir de uma projeção da participação na Série Bronze do Futsal Gaúcho em 2016, estima-se trazer para o campo acadêmico uma discussão sobre o ensino esportivo com densidade e protagonismo voltados a essa realidade. Já em 2017, o projeto foi ampliado, com a criação da equipe sub-20, para a disputa do respectivo estadual. E, já no seu primeiro ano, a equipe conseguiu alcançar as quartas de final, quando foi eliminada pela tradicional ACBF, de Carlos Barbosa.

Conquistas

2006
Campeã dos Jogos Universitários de Santa Maria (JUSM);
Campeã da Copa SESC – Citadino de Santa Maria;
Campeã da Copa SESC – Universitária de Santa Maria;
Texto sobre conquistas e curiosidades de 2006 por Darlei Comim - Clique aqui

2007
3ª colocada nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs);
3ª colocada na Copa SESC – Citadino de Santa Maria;
Campeã da Copa UNISINOS – Jogos Universitários do Mercosul;
Campeã da Copa Integração – AABB Santa Maria;

2008
4ª colocada nos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs);
3ª colocada na Copa Integração – AABB Santa Maria;
Campeã da Copa UNISINOS – Jogos Universitários do Mercosul;
Vice-campeã do Campeonato Citadino de Santa Maria;

2009
Vice-campeã dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs);
Vice-campeã da Copa Integração – AABB Santa Maria;

2010
Vice-campeã do Campeonato Citadino de Santa Maria;
Vice-campeã da Copa Integração – AABB Santa Maria;

2011
Campeã dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs);

2012
3ª colocada na Copa Oreco – Santa Maria;
Campeã dos Jogos Universitários Gaúchos (JUGs).

2017
3ª colocada na Copa Unisinos

Rádios:
Rádio Universidade 800 AM www.ufsm.br/radio 
UniFM (UFSM) 107.9 FM

Rádio Imembui 960 AM ou  101.9 FM
Www.imembui.com.br

Jornais:
Diário de Santa Maria - www.diariosm.com.br
Esportesul - www.esportesul.com

Texto: Saul Elias Pranke - (55) 98160-0423

Saiba mais
Site: http://ufsmfutsal.blogspot.com.br/
Fanpage: https://www.facebook.com/ufsmfutsal/?fref=ts