AES - Sobradinho/RS

Presidente: Moacir Vandes
Fundação: 02 de Dezembro de 1976

Ginásio: Ginásio Antônio Dors (Ginásio da Fejão) – Parque Prefeito Marci Luiz Nard (Parque da Fejão), RS 347, na saída de Sobradinho  
Contato: (51) 3742-3534
E-mail: associacaoesportivasobradinho@yahoo.com.br

Sobre o clube

No desenrolar do torneio de verão do Clube Comercial no ano de 1976, um grupo de amigos assistia a uma partida entre duas equipes tradicionais na época, quando surgiu o comentário de que os atletas que disputavam o torneio (Jaime, Vicente, Vitão, Cóia, Trojahn entre outros) tinham qualidade e potencial para Sobradinho voltar novamente a participar do estadual. Naquele momento chegou João Schweickrde (em memóriam), quando Romeu Siman comentou a ele sua ideia. João também concordou achando mesmo ser possível de ser colocada em prática.

Romeu levou sua ideia para casa e no outro dia, no ponto de encontro de várias pessoas, inclusive dos jogadores (a tradicional lancheria Laçador), Romeu lançou a ideia entre eles, onde todos os presentes ficaram entusiasmados com essa nova possibilidade de Sobradinho voltar ao cenário do futsal estadual. Começando assim o movimento para por em prática tal desejo desse grupo de abnegados do esporte, culminando com a reunião no Sobradinho Piscina Clube.

No dia 2 de dezembro de 1976, com a presença de expressivo número de pessoas, ligadas aos mais diversos segmento da Sociedade, foi registrada em ata a fundação da Associação Esportiva Sobradinho, assumindo como presidente o senhor Romeu Reni Simon. A equipe já participaria do campeonato Estadual de 1977, divulgando até hoje o nome de Sobradinho no estado do RS.

Apesar da grande tradição no futsal, o título mais importante da AES veio em sua história recente, mais precisamente no ano de 2006, quando o time se sagrou campeão do Estadual Série Bronze, justamente no ano de seu 30º aniversário. A decisão foi contra a ASSAF de Santa Cruz do Sul. No primeiro jogo a ASSAF venceu por 2x1 e, na partida da volta, a AES conquistou triunfo, por 8x5, o que, na regras da época, forçou o jogo extra, onde Sobradinho venceu novamente, por 4x2.

Nos anos seguintes a Série Bronze foi extinta (retornando apenas em 2014) e a Federação Gaúcha de Futebol de Salão testou várias fórmulas de campeonato, inclusive com unificação entre a Ouro e Prata e equipes podendo decidir quais competições iriam jogar. No ano de 2010, por exemplo, a AES estava jogando tanto a Ouro como a Prata, mas passou a jogar apenas a Ouro em 2011, quando as coisas “voltaram ao normal”.

A equipe de Sobradinho jogou a Ouro até o ano de 2013, quando acabou sendo rebaixada para a Prata. Foram dois anos de disputa da Prata até o time voltar à elite do futsal gaúcho. Em 2015, após uma campanha sem muito brilho na etapa classificatória, a AES chegou na segunda fase sem nenhuma sombra de favoritismo, porém, liderada pelo recém chegado técnico Cigano, a equipe surpreendeu, passando em primeiro em sua chave e eliminando o Lagoa Futsal na semi, conquistando ainda o direito de decidir o título em casa, contra o Juventude Futsal.

No primeiro jogo da final a AES venceu em Caxias do Sul por 3x1, porém, no jogo da volta, o time não conseguiu repetir a mesma eficiência e perdeu no tempo normal por 5x4 e na prorrogação por 2x1, ficando com o vice-campeonato. Em 2016 a AES retornou ao Estadual Série Ouro. Foi um ano em que o time de Sobradinho teve que se reafirmar, provando que poderia permanecer na elite. O objetivo foi alacançado e a AES parte para 2017 com novo fôlego na elite.  

Texto: Site AES e Genaro Caetano/Rádio São Luiz

Saiba mais
Site: http://www.aesobradinho.com.br/
Fanpage: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003660991769&fref=ts