Passo Fundo - Passo Fundo/RS

Presidente: Attilio Vieira Gonçalves
Fundação: 01 de Janeiro de 2013

Ginásio: Ginásio Capingui – Rua General Osório, 1484, Lot. Morada da Colina, Passo Fundo/RS
Fone: (54) 3317 – 9633
E-mail: passofundofutsal@gmail.com

Sobre o clube

Cidade que viveu muitos momentos de emoção no futsal, com equipes como a UPF levando seu nome no cenário estadual, a cidade de Passo Fundo encontrava-se carente de representantes no salonismo até o ano de 2014, onde Passo Fundo voltou a figurar no cenário do futsal gaúcho em nível estadual na Série Bronze. Com o nome de APEO/SEST SENAT/Grupo Floss, a equipe foi o bicho-papão da primeira fase: liderança da primeira à última rodada em sua chave. Os bons resultados continuaram na etapa seguinte e o time se classificou para as quartas de final. Foi aí que o time de Passo Fundo enfrentou o Guarany de Espumoso, que fez grandes contratações para as eliminatórias e tirou o Passo Fundo da competição.

Mesmo com a eliminação precoce, o ano de 2015 reservava uma surpresa para a equipe passo-fundense: no mês de fevereiro, com a desistência da ACLE de Cerro Largo em participar do Estadual Série Prata 2015, abriu-se uma vaga que seria ocupada pelo elenco de Passo Fundo caso a diretoria aceitasse, e foi justamente o que aconteceu.

Com pouco tempo para se preparar, a equipe se lançou no desafio, inclusive com um novo nome: Passo Fundo Futsal/Fasurgs. A Série Prata 2015 mostrou-se bastante difícil para o seu recém-chegado integrante. Em uma competição de alto nível, o Passo Fundo Futsal viu-se obrigado a disputar na parte de baixo, brigando para não cair.

Na reta final do campeonato definiram-se os candidatos ao rebaixamento: ACAF de Cruz Alta, Tupan de Tupanciretã e Passo Fundo Futsal. Quis o destino que Tupan e Passo Fundo jogassem a última rodada da Prata onde o resultado decidiria um dos dois rebaixados para a Série Bronze. Como esperado, o jogo foi tenso e não acabou dentro de quadra: restando pouco mais de 5min para o fim do jogo, o time do Tupan se retirou de quadra alegando falta de segurança. Naquela ocasião, o Passo Fundo vencia por 3x0. O episódio teve vários desdobramentos e, no fim das contas, foi confirmada a permanência de Passo Fundo no Estadual Série Prata 2016.

Se a permanência na Prata esteve por um fio em 2015, no ano seguinte o Passo Fundo apresentou uma situação diferente ao seu torcedor. Com novo fôlego, o time chegou até as eliminatórias, desbancou o SER Alvorada nas quartas de final, mas parou no Guarany de Espumoso em disputa da vaga na decisão do campeonato. A vaga para a Ouro não veio, mas o ano foi de muita emoção e expectativas para o Estadual Série Prata 2017.

Texto: Dani Freitas E.C. e Genaro Caetano/Rádio São Luiz

Saiba mais
Fanpage: ttps://www.facebook.com/passofundofutsal