ACBF - Carlos Barbosa/RS

Presidente: Bolivar Zuanazzi
Fundação: 01 de Março de 1976

Ginásio: Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra – Rua Ubaldo Baldasso, 650, Bairro Ponte Seca, Carlos Barbosa/RS - (Tamanho quadra 20x40)
Fone: (54) 3461-3411
E-mail: acbf@acbf.com.br

Sobre o clube

História
A história de paixão entre Carlos Barbosa e o esporte começou há muito tempo. No final dos anos 60, início dos anos 70, a população da cidade acompanhava várias equipes de futsal, que disputavam uma competição local. Em 1976, duas delas, as mais famosas na época, o Real e o River, decidiram que seria possível olhar mais alto. Então, precisamente no dia 1º de março, juntaram suas forças e formaram uma nova equipe.
 
O nome desta nova agremiação foi dado pelo proprietário da Lancheria Original na época, senhor Aldo Pontin, que sugeriu batizá-la com o nome de 'Associação Carlos Barbosa de Futebol', que segundo o livro de atas da ACBF, teria o intuito de "promover mais uma vez, o bom nome da cidade".
 
As cores do uniforme foram uma mescla entre o branco, do Real, time do fundador Clovis Tramontina, e o preto do River, time do fundador Sérgio Luiz Guerra, o Shéi. Para completar o tricolor, escolheram o laranja - o mesmo que a seleção holandesa usara na Copa da Alemanha de 1974, a famosa 'Laranja Mecânica'. A recém formada equipe anunciou então um projeto que deixou os habitantes da cidade perplexos: ganhar o título estadual de futebol de salão.

Nos vinte anos seguintes à sua fundação, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (o nome foi trocado quando o esporte recebeu uma nova denominação) esteve sempre participando da primeira divisão do Campeonato Estadual. No ano de 1996, aquele sonho de meninos atletas, se tornara a realização de experientes dirigentes, quando, exatamente no dia 19 de outubro, desentalaram o grito de 'campeão' preso há tanto tempo.

O tempo passou e os títulos aumentaram. Desde a conquista de seu primeiro Gauchão, a ACBF levantou a taça de melhor time do estado, onze vezes. Além disso, o clube cruzou o rio Mampituba, divisa com Santa Catarina, para conquistar o Brasil. A ACBF já foi campeã da Liga Nacional de Futsal cinco vezes, em 2001, 2004, 2006, 2009 e 2015, e também da Taça Brasil de Clubes, em 2001, 2009 e 2016.

Fora do país, a Laranja Mecânica da Serra também conquistou a Libertadores quatro vezes: 2002, 2003, 2011 e 2017. Além do continente, a ACBF conquistou o Mundo. Em 2001, foi campeã do Torneio Intercontinental na Rússia, quando a competição ainda não tinha o aval da FIFA. Em 2004, foi a primeira equipe de futsal do planeta a ostentar o título de Campeã do Mundo, após o órgão máximo do esporte apadrinhar a disputa. E, em 2012, a consagração do bicampeonato jogando em casa, quando sediou a Copa Intercontinental pela primeira vez em Carlos Barbosa.

Ao todo, a ACBF exibe em sua Galeria de Troféus cerca de 400 peças, que mostram o trabalho sério e vitorioso nestes quase quarenta anos de esporte. Além de títulos, o clube trabalha com mais de 450 jovens e crianças em suas Categorias de Base e Escolinhas de Futsal, que abrangem além de Carlos Barbosa, os municípios de Salvador do Sul e Garibaldi. Muito mais do que desenvolver a qualidade de vida através do futsal, esses meninos e meninas recebem uma educação complementar à escola, onde o esporte é um veículo para disseminar valores e formar bons cidadãos.

Principais títulos:
11 estaduais
5 Liga Nacional de Futsal
3 Taça Brasil
1 Superliga
1 Supercopa
4 Libertadores
1 intercontinental (FIFUSA)
2 Mundiais

Jogadores que marcaram história na ACBF:

Bagé, Choco e Fininho – Estiveram na conquista do primeiro Estadual da ACBF em 1996;
Lavoisier – 10 anos como goleiro e atual supervisor do time;
Rodrigo – Capitão da conquista do Mundial de 2012 pela ACBF. Hoje atua no Sorocaba;
Pablo – Destaque da ACBF na conquista do primeiro Mundial em 2004, na Espanha. Hoje, reside em Carlos Barbosa;
Gabriel – Revelado na ACBF, esteve no Mundial de 2004. Depois, transferiu-se para a Espanha, onde também fez história no Inter Movistar e Barcelona até 2016;Paulo Mussalem – Técnico da ACBF no primeiro Mundial e comandou o time em 504 jogos.
Marquinhos Xavier – Foi o primeiro técnico a comandar a ACBF e a Seleção Brasileira simultaneamente. Ele será o responsável por conduzir o Brasil na próxima Copa do Mundo.

Curiosidades:
- A ACBF é a maior vencedora da LNF com cinco títulos;
- O clube tem diversos títulos em 41 anos de história. No entanto, foram necessários 20 anos para a ACBF levantar o seu primeiro troféu: O Estadual de 1996.
- A ACBF quase fechou as portas em três oportunidades antes do primeiro título de 1996;
- ACBF é um dos times de futsal em atividade mais antigos do mundo.

Rádios na cobertura:

Rádio Estação FM (http://www.estacaofm.com.br/) e Portal Conexão RS (https://www.facebook.com/portalconexaors/)

Jornais na cobertura:

Jornal Contexto (http://www.jornalcontexto.com.br/)  e Novo Carlos Barbosa (https://www.facebook.com/novocb/) 

Texto: Ulisses Castro

Saiba mais
Site: http://www.acbf.com.br/pt
Fanpage: https://www.facebook.com/CarlosBarbosaFutsal?fref=ts