ACBF - Carlos Barbosa/RS

Presidente: Bolivar Zuanazzi
Fundação: 01 de Março de 1976

Ginásio: Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra – Rua Ubaldo Baldasso, 650, Bairro Ponte Seca, Carlos Barbosa/RS - (Tamanho quadra 20x40)
Fone: (54) 3461-3411
E-mail: acbf@acbf.com.br

Presidente: Bolivar Zuanazzi 
Telefone: (54) 3461-3411

Diretores: 
Vice Presidente
José Reni Andrioli

1º Secretário
Diego Weber

2º Secretário
Ivanir Pinto

1º Tesoureiro
Dorli Thums

2º Tesoureiro
Agostinho Luiz Dalcin

Diretor de Marketing
Régis Berté

Diretor de Patrimônio
Deives Schroeder

Diretor de Segurança
Valério Thums

 

Sobre o clube

História
A história de paixão entre Carlos Barbosa e o esporte começou há muito tempo. No final dos anos 60, início dos anos 70, a população da cidade acompanhava várias equipes de futsal, que disputavam uma competição local. Em 1976, duas delas, as mais famosas na época, o Real e o River, decidiram que seria possível olhar mais alto. Então, precisamente no dia 1º de março, juntaram suas forças e formaram uma nova equipe.
 
O nome desta nova agremiação foi dado pelo proprietário da Lancheria Original na época, senhor Aldo Pontin, que sugeriu batizá-la com o nome de 'Associação Carlos Barbosa de Futebol', que segundo o livro de atas da ACBF, teria o intuito de "promover mais uma vez, o bom nome da cidade".
 
As cores do uniforme foram uma mescla entre o branco, do Real, time do fundador Clovis Tramontina, e o preto do River, time do fundador Sérgio Luiz Guerra, o Shéi. Para completar o tricolor, escolheram o laranja - o mesmo que a seleção holandesa usara na Copa da Alemanha de 1974, a famosa 'Laranja Mecânica'.
 
A recém formada equipe anunciou então um projeto que deixou os habitantes da cidade perplexos: ganhar o título estadual de futebol de salão.
 
Nos vinte anos seguintes à sua fundação, a Associação Carlos Barbosa de Futsal (o nome foi trocado quando o esporte recebeu uma nova denominação) esteve sempre participando da primeira divisão do Campeonato Estadual. No ano de 1996, aquele sonho de meninos atletas, se tornara a realização de experientes dirigentes, quando, exatamente no dia 19 de outubro, desentalaram o grito de 'campeão' preso há tanto tempo.
 
O tempo passou e os títulos aumentaram. Desde a conquista de seu primeiro Gauchão, a ACBF levantou a taça de melhor time do estado, onze vezes. Além disso, o clube cruzou o rio Mampituba, divisa com Santa Catarina, para conquistar o Brasil. A ACBF já foi campeã da Liga Nacional de Futsal cinco vezes, em 2001, 2004, 2006, 2009 e 2015, e também da Taça Brasil de Clubes, em 2001, 2009 e 2016.
 
Fora do país, a Laranja Mecânica da Serra também conquistou a Libertadores quatro vezes: 2002, 2003, 2011 e 2017.
 
Além do continente, a ACBF conquistou o Mundo. Em 2001, foi campeã do Torneio Intercontinental na Rússia, quando a competição ainda não tinha o aval da FIFA. Em 2004, foi a primeira equipe de futsal do planeta a ostentar o título de Campeã do Mundo, após o órgão máximo do esporte apadrinhar a disputa. E, em 2012, a consagração do bicampeonato jogando em casa, quando sediou a Copa Intercontinental pela primeira vez em Carlos Barbosa.
 
Ao todo, a ACBF exibe em sua Galeria de Troféus cerca de 400 peças, que mostram o trabalho sério e vitorioso nestes quase quarenta anos de esporte.
 
Além de títulos, o clube trabalha com mais de 450 jovens e crianças em suas Categorias de Base e Escolinhas de Futsal, que abrangem além de Carlos Barbosa, os municípios de Salvador do Sul e Garibaldi. Muito mais do que desenvolver a qualidade de vida através do futsal, esses meninos e meninas recebem uma educação complementar à escola, onde o esporte é um veículo para disseminar valores e formar bons cidadãos.

Principais títulos:
11 estaduais
5 Liga Nacional de Futsal
3 Taça Brasil
1 Superliga
1 Supercopa
4 Libertadores
1 intercontinental (FIFUSA)
2 Mundiais

Jogadores que marcaram história na ACBF

Bagé, Choco e Fininho – Estiveram na conquista do primeiro Estadual da ACBF em 1996;
Lavoisier – 10 anos como goleiro e atual supervisor do time;
Rodrigo – Capitão da conquista do Mundial de 2012 pela ACBF. Hoje atua no Sorocaba;
Pablo – Destaque da ACBF na conquista do primeiro Mundial em 2004, na Espanha. Hoje, reside em Carlos Barbosa;
Gabriel – Revelado na ACBF, esteve no Mundial de 2004. Depois, transferiu-se para a Espanha, onde também fez história no Inter Movistar e Barcelona até 2016;Paulo Mussalem – Técnico da ACBF no primeiro Mundial e comandou o time em 504 jogos.
Marquinhos Xavier – Foi o primeiro técnico a comandar a ACBF e a Seleção Brasileira simultaneamente. Ele será o responsável por conduzir o Brasil na próxima Copa do Mundo.

Curiosidades:
- A ACBF é a maior vencedora da LNF com cinco títulos;
- O clube tem diversos títulos em 41 anos de história. No entanto, foram necessários 20 anos para a ACBF levantar o seu primeiro troféu: O Estadual de 1996.
- A ACBF quase fechou as portas em três oportunidades antes do primeiro título de 1996;
- ACBF é um dos times de futsal em atividade mais antigos do mundo.

Rádios na cobertura:

Rádio Estação FM (http://www.estacaofm.com.br/) e Portal Conexão RS (https://www.facebook.com/portalconexaors/)

Jornais na cobertura:

Jornal Contexto (http://www.jornalcontexto.com.br/)  e Novo Carlos Barbosa (https://www.facebook.com/novocb/) 

 

 

Texto: Ulisses Castro

Saiba mais
Site: http://www.acbf.com.br/pt
Fanpage: https://www.facebook.com/CarlosBarbosaFutsal?fref=ts