Artigos / Luiz Henrique Lima Gomes (AlemŃo)

O Futsal e Eu

17 de Maio de 2019
O Futsal e Eu

A forša do futsal caxiense nos anos 80 e 90

Olá Amigos.
 
Sou do tempo que a Associação Atlética Enxuta de Caxias do Sul disputava a Série Ouro de Futsal e era a equipe mais badalada do Estado, tive o prazer de assistir estes monstros do futsal como Morruga, Ortiz, Jorginho, Bagé, Choco, Paulinho Sananduva, Fininho e Manoel Tobias.
 
Naquela época os ginásios de esportes lotavam para ver o melhor futsal do país ser jogado em suas cidades, a teve 5 títulos gaúchos, 1987, 1988, 1993, 1994 e 1995 e duas vezes foi vice, se minha memória não metrai 1989 e 1990, ainda nas décadas de 80 e 90 foi tricampeã da Taça Brasil de Futsal. Claro depois vieram outras equipes como o Internacional de Porto Alegre que teve uma passagem anterior a Enxuta, 1976, 1977, 1978, e depois em 1980, 1989, 1990, 1998 e 2000 e para encerrar a ACBF de Carlos Barbosa que teve nada mais nada a menos de que 12 títulos estaduais. Os verdadeiros anos dourados do nosso salonismo. 
 
Vamos para nossa realidade, hoje tenho que acompanhar três times aqui de minha região: AMF/DalPonte de Marau, AGE/Centro Médico de Guaporé, ASF de Serafina Corrêa, SERCCA de Casca e XV de Novembro de Vila Maria nas Ligas Gaúchas 1, 2 e 3 respectivamente e como sempre esperar ótimas atuações de todas.
 
AMF/DalPonte – Terminou a primeira fase da Liga Gaúcha Copa do Pampas em 3º Lugar na Chave A isso motivou a direção investir em contratações para no mês de junho ter outra cara e movimentação dentro de quadra com a chegada de reforços como: o ala direito Emerson (34 anos) paranaense com histórico de ter sido artilheiro na Liga Nacional com 137gols, Jezin (30 anos) vem de Portugal do Rio Ave Futsal tem um passado promissor, Rodrigo (40 anos) vem do São Francisco Futsal – SC, já atuou pelo Atlântico e ASSOEVA aqui no Rio Grande do Sul tem passagem internacional na República Tcheca, trouxe também o goleiro Everton (25 anos) com passagem pelo futsal carioca, já foi considerado o melhor goleiro da modalidade naquele estado é natural de Campina Grande – PB.
 
AGE/Centro Médico/DIAMAJU – O quinteto Guaporense tem neste sábado às 20 horas no Ginásio do Colégio Scalabrini o confronto com a equipe do Guarani quinto colocado com 7 pontos, sendo que os donos da casa estão na oitava colocação com 5 pontos frutos de 1 vitória e dois empates. O técnico Fernando Castoldi espera que aconteça um grande jogo e com o apoio da torcida guaporense que é sempre fundamental.
 
Associação Serafinense de Futsal (ASF) – Com 100% de aproveitamento no Grupo C da Liga Gaúcha 3, neste sábado recebe no Ginásio Antônio Irceu Gasparin em Serafina Corrêa os garotos da UJR de Novo Hamburgo. O técnico Edson Buffon espera com humildade que o time possa manter o volume de jogo e claro sempre respeitando o adversário conquistar mais três pontos.
 
XV de Novembro/Basalto São Cristóvão/Eco Verde – Vice – Líder do Grupo C, terá pela frente a ACESA de Charqueadas às 20 horas no Ginásio Municipal de Vila Maria, vindo de uma vitória de virada sobre o Três Coroas a equipe treinada pelo grande Javali conta com o apoio esmagador de sua torcida para conquistar três pontos e manter-se ou subir na tabela de classificação. 
 
SECCA Futsal – O time casquense que faz parte do Grupo da AGE de Guaporé vai à Fortaleza dos Valos encarar a AFF, decima primeira colocada em busca de mais três pontos já que venceu 2x1 a OMF jogando em Casca.
 
Bom minha gente amiga, estou chegando e espero agrada-los com meus comentários nesta minha primeira aparição. Boa semana à todos.
 
Meu nome é Luiz Henrique Lima Gomes, conhecido no meio jornalístico como Alemão, trabalho como Jornalista Esportivo desde 1990. Iniciei minha trajetória porque no Jornal Tribuna da Serra de Guaporé o colunista esportivo havia decidido que iria se aposentar e me convidaram para unir o útil ao agradável já que eu gostava de acompanhar os jogos de futsal da equipe da AGE no antigo Nordestão de Futsal, mais o futebol de campo, quando nasceu a Coluna Meio de Campo assinada por mim.
 
Foi então que virei colunista esportivo do jornal e mais tarde, convidado pelo narrador Tião de Oliveira na época (l993) da Rádio Aurora para trabalhar com ele e virei comentarista esportivo acompanhando a equipe guaporense na tradicional Série Ouro de Futsal. Depois de rodar por este Rio Grande afora, vim para Marau – RS e passei pelos Jornais A Folha Regional, Jornal Nossa Cidade, Revista Graffos, Rádio Camargo FM e Rádio Cidade FM de Nova Alvorada. Hoje faço meus comentários através do meu Facebook e também twitter (alemao_marau). 

Agora venho através do www.blogdosandro.com colocar minha opinião sobre o que vem acontecendo no cenário salonístico gaúcho e porque não nacional, pois o nosso Futsal é reconhecido internacionalmente pela sua leveza e competitividade. Vou tentar quinzenalmente expor aqui o que vejo e acompanho dividindo contigo que lê e leva a sério o Futebol de Salão do Rio Grande do Sul.
Estamos chegando e obrigado pela acolhida.

Luiz Henrique Lima Gomes (AlemŃo)

Luiz Henrique Lima Gomes – Alemão – Jornalista MTb 15080

 

 

Mais Artigos

    Aguarde, buscando...