Artigos / Deive Gessinger

Baranha: "Horizontina Ú mais que um time para mim"

27 de Fevereiro de 2019
Baranha:

Foto: DivulgašŃo/Arquivo pessoal

Nascido na cidade de Horizontina e tendo sido um dos goleiros mais vitoriosos do salonismo nacional, o craque Baranha contou um pouco de sua história e principalmente, do que motivou seu início "no gol" e o que mantém seu ímpeto no esporte.

- Iniciei no Caipirinha aqui em Horizontina com 15 anos de idade. Tive uma rápida saída buscando jogar futebol de campo, passei por Ituano, Juventude e outros, mas não deu certo e vi que minha vocação era o futsal mesmo.

Alguns devem saber e outros saberão nesta resenha, qual foi a grande inspiração para que, Baranha tornar-se goleiro, função tida como para malucos, no melhor sentido.

- Ah! Meu pai, João Alfredo. Ele é meu grande ídolo, em vida e no esporte. Ele jogava profissionalmente e cresci vendo isso e foi ao natural seguir os passos dele. E ele também jogou na nossa cidade, pelo Flamengo de Horizontina, além de Caxias e outros.

Baranha fez parte da história equipe da John Deere, e traça viver aqueles momentos na nova fase pelo Horizontina.

- Joguei três anos no Juvenil da John Deere, após a passagem pelo campo. Venci muita coisa, trabalhei dois anos com o Tiago e fomos campeões, inevitável que o sonho seja ver novamente minha cidade e meu clube sendo respeitado como naquela época. Esse time de 2019 é um dos melhores depois daquela equipe tão vencedora. Amigos do futsal me questionam sobre Horizontina Futsal, todos sentem que ela faz falta na Liga Ouro e quem sabe, em um futuro, novamente na Liga Nacional. Os investimentos são altos e a expectativa enorme. Queremos muito recolocar nossa cidade onde nunca deveria ter saído, na elite do estado.

Além de residir e prosperar na sua cidade natal, Baranha hoje também assessora a carreira de atletas.

- Como vivi muito nesse meio - e ainda vivo - sempre pensei em ajudar, principalmente goleiros. Tenho assessorado atletas da linha também, mas o foco é goleiro. Dar uma estrutura para que ele saiba como administrar sua carreira, seu dinheiro, afinal a carreira é muito curta e sei que posso ajudar muito tanto atletas como equipes. Tô feliz com esse projeto e ele vem crescendo muito.

Baranha atuou em diversas equipes do Brasil, tendo sido treinado por inúmeros profissionais, ele encerra destacando o melhor, na sua percepção.

- Foi o Paulinho Sananduva. Por tudo que me ensinou e vivemos juntos, ele é diferenciado, um cara que realmente tira o melhor de cada atleta.

Clubes onde passou: John Deere, JEC, Jaraguá, ACBF, Copagril, Atlântico e Horizontina Futsal.

Principais conquistas: Campeão Gaúcho (2005/06/07/11/13/16), Catarinense (2009/15), Taça Brasil (2015), melhor goleiro sulamericano (2012), vice campeão mundial em 2013.

Deive Gessinger

2013 - Toda Cancha
2015 - Toda Cancha e Rádio Palmeira
2016 - Esportche e Sucesso FM
2018 - Folha do Noroeste  e A Madrugada
2019 - Sucesso FM, A Madrugada e Esportche.

Mais Artigos

    Aguarde, buscando...